Lei que aumenta pena para motorista embriagado entra em vigor nesta quinta, 19

A lei que amplia as penas mínimas e máximas para o condutor de veículo automotor que provocar, sob efeito de álcool e outras drogas, acidentes de trânsito que resultarem em homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) ou lesão corporal grave ou gravíssima entrou em vigor nesta quinta-feira, 19 de abril. A Lei 13.546/2017, sancionada pelo governo em dezembro do ano passado, modificou artigos e outros dispositivos do Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Com a mudança, a pena para o motorista que cometesse homicídio culposo no trânsito estando sob efeito de álcool ou outras drogas psicoativas, que antes variava entre 2 e 5 anos, aumenta agora para entre 5 e 8 anos de prisão. Além disso, a lei também proíbe o motorista de obter permissão ou habilitação para dirigir veículo novamente.

Já no caso de lesão corporal grave ou gravíssima, a pena de prisão, que variava de seis meses a 2 anos, agora foi ampliada para prisão de 2 a 5 anos, incluindo também a possibilidade de suspensão ou perda do direito de dirigir.

As alterações no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) também incluem a tipificação como crime de trânsito a participação em corridas em vias públicas, os chamados rachas ou pegas. Para reforçar o cumprimento das penas, foi acrescentado à legislação um parágrafo que determina que \"o juiz fixará a pena-base segundo as diretrizes previstas no Artigo 59 do Decreto-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), dando especial atenção à culpabilidade do agente e às circunstâncias e consequências do crime\".

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Audiência Pública - Metas fiscais, 1° quadrimestre de 2019.

A Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho da Serra, convida a todos os munícipes interessados a participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA a realizar-se em 31 de maio de 2019, às 11 horas, no Plenário da Câmara. Com a finalidade de avaliar o cumprimento das metas fiscais, 1° quadrimestre de 2019.

Poder Legislativo Municipal promoveu Audiência Pública sobre as condições da ERS – 516.

Na tarde desta sexta-feira (26), no Plenário da Câmara de Vereadores de São Martinho da Serra, realizou-se a Audiência Pública com a finalidade de debater as condições da ERS - 516. Estiveram presentes na Audiência, os Vereadores de São Martinho da Serra, a Coordenadora da Comissão Asfalto Já – S.O.S ERS 516, Sra. Maria Gorete Scremin, o Sr. Candido Abreu Tólio, representando o Poder Executivo do Município. Além da participação dos Vereadores do Município de Santa Maria, Sr. Adelar Vargas e Marion Mortari e o Assessor dos Deputados Mainardi e Paulo Pimenta, Sr. Raul Vilaverde. Se contou com a presença e o apoio do Sr. Valter Londero, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria. Também contamos com a presença de representantes de entidades do Município, assim como a participação dos cidadãos da Comunidade Martinhense.