100%

Comissão da Câmara dos Deputados debate desdobramentos de tornar Caatinga e Cerrado patrimônios nacionais

Comissão da Câmara dos Deputados debate desdobramentos de tornar Caatinga e Cerrado patrimônios nacionais Caatinga e Cerrado agora são patrimônios nacionais
Comissão debate desdobramentos de tornar Caatinga e Cerrado patrimônios nacionais
Fonte: Câmara dos Deputados
A Comissão de Desenvolvimento Urbano discute em audiência pública nesta manhã os desdobramentos, nas políticas públicas de desenvolvimento urbano e moradia popular, da proposta de emenda à Constituição (PEC) 504/10, que reconhece os biomas Caatinga e Cerrado como patrimônio nacional.

O evento foi proposto pelo deputado Givaldo Vieira (PT-ES). “Na Constituição Brasileira de 1988, a Caatinga e o Cerrado são dois biomas que não são reconhecidos como patrimônio nacional. O que significa que 1/3 do nosso território e da biodiversidade associada estão esquecidos”, diz o deputado.

“Os dois biomas juntos englobam 14 estados, 1.927 municípios (34% dos municípios brasileiros) e o Distrito Federal e abrigam 30% da população do País. Em anos recentes, a pressão populacional vem demandando do Estado a formulação de novas políticas habitacionais conjugadas com políticas ambientais compatíveis”, acrescenta o parlamentar.

O objetivo da audiência, segundo Givaldo Vieira, é “estudar e propor formas de conciliar as políticas de preservação destes habitats com a garantia do desenvolvimento urbano sustentável”. Ele defende prioridade na aprovação da PEC 504/10.

Convidados
Foram convidados para discutir a proposta com os integrantes do colegiado:

a representante do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, Maria do Socorro Teixeira Lima;
a representante da Coordenação da Campanha em Defesa do Cerrado, Isolete Wichinieski;
a representante da Associação Nacional dos Quilombolas, Maria de Fatima Barros;
o representante do Gwatá - Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo, da Universidade Estadual de Goiás, Murilo Mendonça; e
o analista de políticas da ActionAid Gerardo Vergas.

A audiência ocorrerá no plenário 11, a partir das 9h30.

A reunião poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCâmara.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PEC-504/2010
Protocolos desta Publicação:Criado em: 02/06/2017 - 12:11:36 por: Rubem Antunes Brasil - Alterado em: 02/06/2017 - 12:11:36 por: Rubem Antunes Brasil

Notícias

Audiência Pública - ERS 516, dia 26 de abril de 2019.
Audiência Pública - ERS 516, dia 26 de abril de 2019.

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho da Serra, convida a todos interessados a participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA a realizar-se em 26 de abril de 2019, às 18 horas, no Plenário da Câmara. Com a finalidade de debater as condições da ERS - 516.

Primeira sessão plenária do ano de 2019
Primeira sessão plenária do ano de 2019

Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de São Martinho da Serra informa que no dia 25 de fevereiro de 2019, segunda-feira, às 09 horas da manhã, acontecerá a primeira sessão plenária do ano, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Audiência Pública - Metas fiscais, 3° quadrimestre de 2018.
Audiência Pública - Metas fiscais, 3° quadrimestre de 2018.

A Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho da Serra, convida a todos os munícipes interessados a participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA a realizar-se em 28 de fevereiro de 2019, às 09 horas, no Plenário da Câmara. Com a finalidade de avaliar o cumprimento das metas fiscais, 3° quadrimestre de 2018.

Audiência Pública - LOA
Audiência Pública - LOA

A Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho da Serra, convida a todos os munícipes interessados a participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA a realizar-se em 10 de dezembro de 2018, às 16 horas, no Plenário da Câmara, com a finalidade de discutir o Projeto de Lei nº 19/2018 - "Estima a receita e fixa a despesa do município de São Martinho da Serra para o exercício financeiro de 2019" - LOA.

Audiência Pública - LDO
Audiência Pública - LDO

A Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho da Serra, convida a todos os munícipes interessados a participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA a realizar-se em 08 de novembro de 2018, às 10 horas, no Plenário da Câmara, com a finalidade de discutir o Projeto de Lei nº 17/2018, o qual dispõe sobre as diretrizes orçamentarias para o exercício financeiro de 2019 (LDO).

Aumento de casos de sarampo preocupa Municípios brasileiros
Aumento de casos de sarampo preocupa Municípios brasileiros

O ano de 2018 tem sido marcado pelo alto registro de transmissão de doenças infectocontagiosas. O sarampo tem preocupado, principalmente, os Municípios da região Norte. Desde 1999, o Brasil não registrava número tão alto de casos confirmados em um único ano. Na época, foram 908 casos de sarampo no país, segundo informações do Ministério da Saúde. Neste ano, já foram mais de mil casos confirmados. O número foi atualizado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, 1º...

COMUNICADO: MUDANÇA NO HORÁRIO DAS SESSÕES
COMUNICADO: MUDANÇA NO HORÁRIO DAS SESSÕES

A Câmara de Vereadores informa que a partir do mês de julho. Os Horários das Sessões Ordinárias voltarão a ser realizadas pelo  turno da tarde, com início às 17 h. e 30 min, nas segundas-feiras.  

Local: Plenário da Câmara de Vereadores.
* Segundas-feiras às 17h: 30 mim.
* Na 1ª Sessão Ordinária de cada mês - Tribuna Livre: às 17h: 30 mim.