100%

Termina dia 9 de maio prazo para eleitor transferir, atualizar ou emitir título

Os eleitores podem transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral até o dia 9 de maio para participar das eleições de 2018. O 1º turno ocorre em seis meses, no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos a presidente ou governador tiver mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro.

No Brasil, o voto é obrigatório e neste ano o pleito deve escolher novos presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar. O voto também é facultativo para analfabetos.

O eleitor que completa 18 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno, também precisa emitir o título eleitoral até 9 de maio. Esse também é o prazo para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral. O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral.

Transferência

Para transferir o título, o eleitor deve residir por pelo menos três meses no novo Município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Consulte o site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado.

Em 2018, a biometria será obrigatória em cerca de 2.800 Municípios de todos os estados. Nesses locais, os eleitores que não fizerem o cadastro biométrico devem ter o título de eleitor cancelado. Ainda, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições teve título cancelado e deve procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.

A partir deste ano, o título eleitoral de uma pessoa transgênero trará apenas o nome social com o qual ela se identifica e não terá o nome da certidão de nascimento. Pessoas trans poderão pedir a mudança no documento no cartório eleitoral da cidade também até 9 de maio.

Justificativa eleitoral

Cerca de 8 milhões de eleitores costumam justificar a ausência em eleições. Essa parcela pode fazer a diferença em uma eleição polarizada, com muitos candidatos. Essa é a expectativa para a disputa para presidente em 2018.


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

COMUNICADO: MUDANÇA NO HORÁRIO DAS SESSÕES
COMUNICADO: MUDANÇA NO HORÁRIO DAS SESSÕES

A Câmara de Vereadores informa que inicia no mês de junho, já a partir da Sessão Ordinária do dia 4 de junho de 2018, que as Sessões Ordinárias passarão a ser realizadas pelo turno da manhã, com início às 8 h. e 30 min, nas segundas-feiras. As Tribunas Livres ocorrem na 1ª Sessão Ordinária de cada mês.

Local das Sessões: Plenário da Câmara de Vereadores.
* Segundas-feiras às 8h: 30 mim.
* Na 1ª Sessão Ordinária de cada mês - Tribuna Livre: às 8h: 30 mim.

COMUNICADO: MUDANÇA NA DATA DA 12ª SESSÃO ORDINÁRIA
COMUNICADO: MUDANÇA NA DATA DA 12ª SESSÃO ORDINÁRIA

A Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho da Serra/RS comunica que, a 12 ª Sessão Ordinária, que seria realizada na data do dia 21 de maio de 2018, próxima segunda-feira, foi transferida para o dia 25 de maio de 2018, sexta-feira, com início às 17 h. e 30 min. no Plenário da Câmara Municipal.

Eleições 2018: hoje é o último dia para tirar ou transferir título de eleitor
Eleições 2018: hoje é o último dia para tirar ou transferir título de eleitor

Quem precisar tirar ou transferir o título de eleitor, fazer alguma alteração cadastral tem até esta quarta-feira, 9 de maio, para procurar a Justiça Eleitoral. O primeiro turno acontece em 7 de outubro e o segundo turno, se houver, no dia 28 do mesmo mês. Hoje também é o último dia para que eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade e para que transsexuais ou travestis, incluam o nome social no título de...

Municípios devem participar do dia D de vacinação contra gripe
Municípios devem participar do dia D de vacinação contra gripe

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe será no próximo sábado, 12 de maio, e os Municípios brasileiros devem participar da iniciativa, que propõe maior proteção da população brasileira contra o agravo. A ação promovida pelo poder público federal, em parceria com Estados e Municípios, começou em 23 de abril e vai até dia 1º de junho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a atuação dos governos locais é fundamental para garantir o...

Lei que aumenta pena para motorista embriagado entra em vigor nesta quinta, 19
Lei que aumenta pena para motorista embriagado entra em vigor nesta quinta, 19

A lei que amplia as penas mínimas e máximas para o condutor de veículo automotor que provocar, sob efeito de álcool e outras drogas, acidentes de trânsito que resultarem em homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) ou lesão corporal grave ou gravíssima entrou em vigor nesta quinta-feira, 19 de abril. A Lei 13.546/2017, sancionada pelo governo em dezembro do ano passado, modificou artigos e outros dispositivos do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Com a mudança, a...

Mobilização nacional pretende vacinar 54 milhões de pessoas contra a gripe
Mobilização nacional pretende vacinar 54 milhões de pessoas contra a gripe

A partir da próxima segunda-feira, 23 de abril, começa a ser realizada a Campanha Nacional de Vacinação Conta a Gripe. O objetivo é proteger a população com maior risco de ficar doente ou de ter as consequências mais graves que podem, inclusive, levar à morte. A mobilização seguirá até 1º de junho. O dia D de mobilização nacional será no sábado, 12 de maio. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar, ao menos, 54 milhões de pessoas entre crianças de seis meses até...

Termina dia 9 de maio prazo para eleitor transferir, atualizar ou emitir título
Termina dia 9 de maio prazo para eleitor transferir, atualizar ou emitir título

Os eleitores podem transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral até o dia 9 de maio para participar das eleições de 2018. O 1º turno ocorre em seis meses, no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos a presidente ou governador tiver mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro. No Brasil, o voto é obrigatório e neste ano o pleito deve escolher novos presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Apenas...