100%

Dezembro Laranja: campanha alerta contra o câncer de pele

Com a chegada do verão e das férias, a campanha Dezembro Laranja chama atenção da população para a necessidade de combater e prevenir o câncer de pele. A inciativa encabeçada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) objetiva estimular o diagnóstico precoce e as ações preventivas.

O primeiro ano da iniciativa ocorreu em 2014. Desde então, ações são promovidas no último mês do ano, para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tipo da doença, que é o mais frequente no país, e registra cerca de 176 mil novos casos anualmente. Diante da realidade dos números, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

A incidência de raios ultravioleta (UV) nas terras brasileiras durante todo o ano leva à necessidade de um cuidado especial e contínuo com a pele.  “Como o efeito da exposição solar é acumulativo, é mais comum a incidência da doença em indivíduos com mais de cinquenta anos”, afirma o rádio-oncologista da Radiocare, centro avançado de radioterapia do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, Leonardo Chamon.

Protetor solar

Já o dermatologista, Bruno Vargas, alerta para o uso do protetor solar, independe da idade ou do sexo da pessoa. Também chama a atenção para as manchas rosadas, pintas pretas e/ou castanhas e mesmo feridas na pele é preciso procurar logo um especialista. “Elas podem surgir em diversas regiões do corpo, porém, locais mais expostos ao sol têm incidência mais frequente, como orelhas, pescoço, face, couro cabeludo, ombros e costas”, pontua Vargas.

No último sábado, 2 de dezembro, em todo o Brasil, foi realizado o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele (Dia C) pela SBD. Em mais de 100 postos de atendimento, de quase todos os estados brasileiros, um mutirão de médicos avaliou, gratuitamente, lesões de pele. Com o slogan Cristo Redentor adverte: Se exponha, mas não se queime, a Arquidiocese do Rio de Janeiro coloriu Cristo Redentor com iluminação laranja, das 17h às 19h.


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

COMUNICADO: MUDANÇA NO HORÁRIO DAS SESSÕES
COMUNICADO: MUDANÇA NO HORÁRIO DAS SESSÕES

A Câmara de Vereadores informa que a partir do mês de julho. Os Horários das Sessões Ordinárias voltarão a ser realizadas pelo  turno da tarde, com início às 17 h. e 30 min, nas segundas-feiras.  

Local: Plenário da Câmara de Vereadores.
* Segundas-feiras às 17h: 30 mim.
* Na 1ª Sessão Ordinária de cada mês - Tribuna Livre: às 17h: 30 mim.

COMUNICADO: MUDANÇA NO HORÁRIO DAS SESSÕES
COMUNICADO: MUDANÇA NO HORÁRIO DAS SESSÕES

A Câmara de Vereadores informa que inicia no mês de junho, já a partir da Sessão Ordinária do dia 4 de junho de 2018, que as Sessões Ordinárias passarão a ser realizadas pelo turno da manhã, com início às 8 h. e 30 min, nas segundas-feiras. As Tribunas Livres ocorrem na 1ª Sessão Ordinária de cada mês.

Local das Sessões: Plenário da Câmara de Vereadores.
* Segundas-feiras às 8h: 30 mim.
* Na 1ª Sessão Ordinária de cada mês - Tribuna Livre: às 8h: 30 mim.

COMUNICADO: MUDANÇA NA DATA DA 12ª SESSÃO ORDINÁRIA
COMUNICADO: MUDANÇA NA DATA DA 12ª SESSÃO ORDINÁRIA

A Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho da Serra/RS comunica que, a 12 ª Sessão Ordinária, que seria realizada na data do dia 21 de maio de 2018, próxima segunda-feira, foi transferida para o dia 25 de maio de 2018, sexta-feira, com início às 17 h. e 30 min. no Plenário da Câmara Municipal.

Eleições 2018: hoje é o último dia para tirar ou transferir título de eleitor
Eleições 2018: hoje é o último dia para tirar ou transferir título de eleitor

Quem precisar tirar ou transferir o título de eleitor, fazer alguma alteração cadastral tem até esta quarta-feira, 9 de maio, para procurar a Justiça Eleitoral. O primeiro turno acontece em 7 de outubro e o segundo turno, se houver, no dia 28 do mesmo mês. Hoje também é o último dia para que eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade e para que transsexuais ou travestis, incluam o nome social no título de...

Municípios devem participar do dia D de vacinação contra gripe
Municípios devem participar do dia D de vacinação contra gripe

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe será no próximo sábado, 12 de maio, e os Municípios brasileiros devem participar da iniciativa, que propõe maior proteção da população brasileira contra o agravo. A ação promovida pelo poder público federal, em parceria com Estados e Municípios, começou em 23 de abril e vai até dia 1º de junho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a atuação dos governos locais é fundamental para garantir o...

Lei que aumenta pena para motorista embriagado entra em vigor nesta quinta, 19
Lei que aumenta pena para motorista embriagado entra em vigor nesta quinta, 19

A lei que amplia as penas mínimas e máximas para o condutor de veículo automotor que provocar, sob efeito de álcool e outras drogas, acidentes de trânsito que resultarem em homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) ou lesão corporal grave ou gravíssima entrou em vigor nesta quinta-feira, 19 de abril. A Lei 13.546/2017, sancionada pelo governo em dezembro do ano passado, modificou artigos e outros dispositivos do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Com a mudança, a...

Mobilização nacional pretende vacinar 54 milhões de pessoas contra a gripe
Mobilização nacional pretende vacinar 54 milhões de pessoas contra a gripe

A partir da próxima segunda-feira, 23 de abril, começa a ser realizada a Campanha Nacional de Vacinação Conta a Gripe. O objetivo é proteger a população com maior risco de ficar doente ou de ter as consequências mais graves que podem, inclusive, levar à morte. A mobilização seguirá até 1º de junho. O dia D de mobilização nacional será no sábado, 12 de maio. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar, ao menos, 54 milhões de pessoas entre crianças de seis meses até...