100%

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é lembrado neste domingo, 19

O Dia Internacional da Mulher Empreendedora foi lembrado neste domingo, 19 de novembro. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, estabelece o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino que é celebrado anualmente em mais de 153 países. Segundo a ONU, o objetivo é incentivar e apoiar a entrada de mulheres no universo corporativo.

Para a organização, é importante estimular que as mulheres se empoderem e sejam mais conscientes de seu potencial como mulheres de negócio, podendo iniciar suas próprias startups, ingressar no mundo do microempreendedorismo e assim impulsionar o crescimento econômico em todo o mundo. Além de comemorativa, a data quer chamar a atenção para o ingresso da mulher no mercado de trabalho.

O grupo de pesquisa de gênero do Banco Mundial reforça que a questão de gênero e a falta de oportunidades iguais para ambos os sexos, marginalizando a mulher, é um dos principais empecilhos para a construção de uma economia sólida, além de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Segundo o relatório “Igualdade de gênero e desenvolvimento” 2012, da instituição: entre 1980 e 2008, a diferença entre os sexos na participação diminuiu de 32 pontos percentuais para 26 pontos percentuais. Em 2008, as mulheres representavam mais de 40% da força de trabalho global.

De acordo com o estudo, grandes aumentos na participação em países que começaram com taxas muito baixas - principalmente na América Latina e no Caribe e em menor medida no Oriente Médio e Norte da África - combinados com pequenas diminuições em países que começaram com taxas muito altas - principalmente na Europa Oriental e Ásia Central - significam que as taxas convergiram em todas as regiões, embora permaneçam diferenças significativas.

O estudo revela ainda que a participação das mulheres na força de trabalho é mais baixa no Oriente Médio e na África do Norte (26%) e no Sul da Ásia (35%) e maior na Ásia Oriental e Pacífico (64%) e África Subsaariana (61%).

Cenário brasileiro
No Brasil, até março deste ano o número de empresárias subiu 34% nos últimos quatorze anos, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em 2014, o País tinha 7,9 milhões de empresárias.


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Dezembro Laranja: campanha alerta contra o câncer de pele
Dezembro Laranja: campanha alerta contra o câncer de pele

Com a chegada do verão e das férias, a campanha Dezembro Laranja chama atenção da população para a necessidade de combater e prevenir o câncer de pele. A inciativa encabeçada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) objetiva estimular o diagnóstico precoce e as ações preventivas. O primeiro ano da iniciativa ocorreu em 2014. Desde então, ações são promovidas no último mês do ano, para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a...

EDITAL Nº 16/2017
EDITAL Nº 16/2017

Convite para AUDIÊNCIA PÚBLICA a realizar-se em 11 de dezembro de 2017, às 14h, no Plenário da Câmara. Com a finalidade de discutir o Projeto de Lei n° 40/2017, o qual dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2018 (LOA).

Edital de Convocação GP n° 7/2017
Edital de Convocação GP n° 7/2017

O Poder Executivo, convida todos os munícipes interessados a participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA, sobre a LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, que será realizada no dia 30 de novembro de 2017, às 8h30min, nas dependências do Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS.

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é lembrado neste domingo, 19
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é lembrado neste domingo, 19

O Dia Internacional da Mulher Empreendedora foi lembrado neste domingo, 19 de novembro. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, estabelece o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino que é celebrado anualmente em mais de 153 países. Segundo a ONU, o objetivo é incentivar e apoiar a entrada de mulheres no universo corporativo. Para a organização, é importante estimular que as mulheres se empoderem e sejam mais conscientes de seu potencial como mulheres de...

Dia da Consciência Negra: população negra chega a receber 55% a menos que a população branca
Dia da Consciência Negra: população negra chega a receber 55% a menos que a população branca

Às vésperas do Dia da Consciência Negra – lembrada nesta segunda-feira, 20 de novembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que reforçam uma realidade herdada de séculos de escravidão no país: a situação dos negros no mercado de trabalho é mais desfavorável que a dos brancos, desde o acesso a empregos, quanto à remuneração paga. Os dados do IBGE divulgados na última sexta-feira, 17. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia...

Nível de CO2 na atmosfera aumenta após três anos de estabilidade
Nível de CO2 na atmosfera aumenta após três anos de estabilidade

A concentração de dióxido de carbono atmosférico atingiu 403 partes por milhão em 2016 e deverá aumentar em 2,5 partes por milhão em 2017. Até o final deste ano, as emissões globais podem subir 2% em relação ao ano de 2016, segundo um relatório do Global Carbon Project. A organização monitora as emissões de CO2 no mundo e é encabeçada por várias instituições e especialistas ligados ao tema. A elevação nos percentuais de concentração do dióxido de carbono é um dos...

Pedestres e ciclistas podem ser punidos por infrações de trânsito
Pedestres e ciclistas podem ser punidos por infrações de trânsito

Ao descumprir normas de trânsito, pedestres e ciclistas podem, agora, ser multados. É o que ficou regulamentado na Resolução 706/2017, referente aos procedimentos de autuação, publicada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) do Ministério das Cidades, por meio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As medidas já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nos artigos 254 e 255, mas não tinham sido regulamentadas. O prazo de implantação é de 180...