100%

Nível de CO2 na atmosfera aumenta após três anos de estabilidade

A concentração de dióxido de carbono atmosférico atingiu 403 partes por milhão em 2016 e deverá aumentar em 2,5 partes por milhão em 2017. Até o final deste ano, as emissões globais podem subir 2% em relação ao ano de 2016, segundo um relatório do Global Carbon Project. A organização monitora as emissões de CO2 no mundo e é encabeçada por várias instituições e especialistas ligados ao tema.

A elevação nos percentuais de concentração do dióxido de carbono é um dos principais fatores para o aquecimento global. Com a publicação do relatório, ficou claro que as metas do Acordo de Paris não estão sendo cumpridas à risca. Estabelecido em 2015, o pacto global firma o compromisso de 195 países em conter o aumento da temperatura do planeta em 2ºC.

O tema repercutiu na internet e a divulgação dos dados apareceu em diversos veículos internacionais, como o Nature Climate Change, o Environmental Research Letters e o Earth System Science Data.

De acordo com o documento, as emissões globais de combustíveis fósseis poderão alcançar um recorde de 37 bilhões de toneladas de dióxido de carbono em 2017. A previsão é que as emissões totais cheguem a 41 bilhões de toneladas, incluindo o desmatamento.

Comparativo global

A China aparece como o país líder nas emissões de gás carbônico. Os especialistas preveem um aumento de 3,5% neste ano, apesar dos esforços crescentes do país no investimento em economia verde. Por outro lado, nos Estados Unidos, deve haver um declínio de 0,4% nas emissões este ano; e, na União Européia, um decréscimo de 0,2%.

Já o Brasil, aumentou em 9% a liberação de CO2 em 2016, segundo dados do Observatório do Clima. A divulgação dos dados ocorre em meio a COP-23, a conferência do clima da ONU que estuda reduzir as emissões de gases do efeito estufa para conter o aquecimento global. Uma das missões da conferência é avançar nas metas estipuladas no Acordo de Paris.

Agência CNM, com informações do Portal G1

 


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Dezembro Laranja: campanha alerta contra o câncer de pele
Dezembro Laranja: campanha alerta contra o câncer de pele

Com a chegada do verão e das férias, a campanha Dezembro Laranja chama atenção da população para a necessidade de combater e prevenir o câncer de pele. A inciativa encabeçada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) objetiva estimular o diagnóstico precoce e as ações preventivas. O primeiro ano da iniciativa ocorreu em 2014. Desde então, ações são promovidas no último mês do ano, para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a...

EDITAL Nº 16/2017
EDITAL Nº 16/2017

Convite para AUDIÊNCIA PÚBLICA a realizar-se em 11 de dezembro de 2017, às 14h, no Plenário da Câmara. Com a finalidade de discutir o Projeto de Lei n° 40/2017, o qual dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2018 (LOA).

Edital de Convocação GP n° 7/2017
Edital de Convocação GP n° 7/2017

O Poder Executivo, convida todos os munícipes interessados a participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA, sobre a LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, que será realizada no dia 30 de novembro de 2017, às 8h30min, nas dependências do Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS.

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é lembrado neste domingo, 19
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é lembrado neste domingo, 19

O Dia Internacional da Mulher Empreendedora foi lembrado neste domingo, 19 de novembro. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, estabelece o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino que é celebrado anualmente em mais de 153 países. Segundo a ONU, o objetivo é incentivar e apoiar a entrada de mulheres no universo corporativo. Para a organização, é importante estimular que as mulheres se empoderem e sejam mais conscientes de seu potencial como mulheres de...

Dia da Consciência Negra: população negra chega a receber 55% a menos que a população branca
Dia da Consciência Negra: população negra chega a receber 55% a menos que a população branca

Às vésperas do Dia da Consciência Negra – lembrada nesta segunda-feira, 20 de novembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que reforçam uma realidade herdada de séculos de escravidão no país: a situação dos negros no mercado de trabalho é mais desfavorável que a dos brancos, desde o acesso a empregos, quanto à remuneração paga. Os dados do IBGE divulgados na última sexta-feira, 17. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia...

Nível de CO2 na atmosfera aumenta após três anos de estabilidade
Nível de CO2 na atmosfera aumenta após três anos de estabilidade

A concentração de dióxido de carbono atmosférico atingiu 403 partes por milhão em 2016 e deverá aumentar em 2,5 partes por milhão em 2017. Até o final deste ano, as emissões globais podem subir 2% em relação ao ano de 2016, segundo um relatório do Global Carbon Project. A organização monitora as emissões de CO2 no mundo e é encabeçada por várias instituições e especialistas ligados ao tema. A elevação nos percentuais de concentração do dióxido de carbono é um dos...

Pedestres e ciclistas podem ser punidos por infrações de trânsito
Pedestres e ciclistas podem ser punidos por infrações de trânsito

Ao descumprir normas de trânsito, pedestres e ciclistas podem, agora, ser multados. É o que ficou regulamentado na Resolução 706/2017, referente aos procedimentos de autuação, publicada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) do Ministério das Cidades, por meio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As medidas já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nos artigos 254 e 255, mas não tinham sido regulamentadas. O prazo de implantação é de 180...